A ÉTICA DA RECIPROCIDADE - DIÁLOGO COM MARTIN BUBER

Luiz José Veríssimo

FILOSOFIA | 200 páginas

R$ 35,00

Numa época em que predomina a vivência da angústia e da solidão o livro A Ética da reciprocidade: um diálogo com Martin Buber do professor Luis José Veríssimo analisa a modalidade da existência capaz de proporcionar uma relação fundamentalmente amorosa.

Martin Buber aposta numa filosofia do diálogo pautada na reciprocidade, numa mística, sair de si, ir ao encontro da identidade, os parceiros não se diluem na sua interação; no cuidado, colocar-se no lugar do outro, importar-se com ele; na interação, presença que afeta e é afetada. A filosofia dialógica tem como horizonte de compreensão da existência a alteridade e a comunicação.

O ser humano se faz no entrelaçamento do tecido das relações, sejam elas abertas reciprocamente (Eu e Tu), sejam relacionamentos em que os participantes não se reconhecem plenamente como pessoa (Eu - Isso). A ontologia da relação, por sua vez aponta para uma ética, na medida em que a pessoa não se faz nem no eu, nem no outro, mas no entre que se mostra no compartilhamento.

Interessado em adquirir este livro?

Preencha seus dados e entraremos em contato para finalizar a compra.

Copyright 2011 | Editora UAPÊ | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por JD COMUNICAÇÃO